Para muitos empresários, empreendedores e pessoas sempre foi difícil fazer Planejamento financeiro, Planejamento estratégico, cuidar das finanças, mas a crise mundial está fazendo todas as pessoas repensarem suas vidas pela falta de previsibilidade dos próximos meses.

O isolamento ou quarentena estão impactando as empresas e pessoas com as quedas de receitas, a consequência são a incerteza quanto ao futuro dos empregos e despesas.

Como Coach Financeiro e Administrador oriento as pessoas que o momento é de cautela, análise das possibilidades em meio a esse caos e planejar, até por que desespero não adiantará nada.

Umas das primeiras premissas que indico neste momento é:
- Não fazer gastos que não são necessários;
- Avalie todos os seus custos;
- Investimentos, só se for à vista e com boas condições;
- Se possível, indico fazer uma poupança.


Agora mais do que nunca não se pode deixar para depois as análises e planejamentos que sempre deveríamos fazer, aproveite o momento, dimensione suas despesas, garanto que tem muita gente e empresas que não sabem a sua renda mensal, quanto mais suas despesas.

Diante deste cenário, quem irá passar por está turbulência, pessoas e empresários que estiverem conscientes da sua situação, negociarem bem, cortarem custos e acima de tudo transparência com todos, não esconda a sua situação atual, afinal de contas, todos estamos no mesmo barco.