Mentor é aquele profissional que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seus negócios e sua vida pessoal, desenvolva seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance o que torne ser melhor pessoal e profissionalmente.

Quem nunca passou por situações críticas em que pensou várias saídas, mas acabou no mesmo lugar? Ouvir conselhos e opiniões diferentes, geralmente vindo de uma pessoa externa ( que não seja ligado ao seu âmbito de amigos e familiares ) pode ser a melhor opção para solucionar alguns problemas. Em alguns aspectos isso se refere a mentoria.

Um dos objetivos da Mentoria é fazer a pessoa seguir seus conselhos, pois eles sempre serão honestos e imparciais, são imparciais, pois não tem nenhuma ligação direta com seu ambiente diário como por exemplo seu diretor, pais ou amigos. Nesses casos, a pessoa certa para te dar o “caminho das pedras” pode ser um mentor.

Traduzindo, um verdadeiro Mentor ajuda você a ser melhor e a encontrar um sentido para a sua vida pessoal e profissional. São pessoas que nos passam visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria.

Para que serve a mentoria? 

1. Ajudar a analisar situações, causas, danos e consequências

2. Identificar e debate as questões

3. Debate formas de fazer melhor outras coisas

4. Aumentar a autoestima e a autoconfiança do mentorado

5. Debate o rumo da vida pessoal e profissional e a melhor estratégia para alcançá-lo

6. Auxiliar na formação de novas aprendizagens

Como funciona a mentoria? 

Após contratar um mentor, o ideal é que vocês tenham uma agenda semanal com encontros periódicos para discutir sobre a sua vida pessoal e profissional. Muito importante, o mentorado deve ser aberto e sincero nessas conversas. Para início de trabalho é interessante mostrar quais são seus objetivos com a mentoria: mudar de carreira, desenvolver habilidades de liderança, melhorar a performance, ser mais eficiente, melhorar a comunicação, emprender, etc.